Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
IP4 AMAZONAS

IP4 em Borba, no Amazonas, está pronta para receber o transporte de cargas e passageiros

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 18h14
  • Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 17h47

Liberação para embarque e desembarque das embarcações aguarda inspeção final da Marinha do Brasil

O município de Borba (AM), a 200 quilômetros de Manaus, se prepara para receber uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) para embarque e desembarque de cargas e passageiros. Nesta terça-feira (2), o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e o superintendente do DNIT do Amazonas, Fábio Galvão, fizeram uma visita técnica para acompanhar os últimos detalhes das obras da Instalação, do DNIT. O Ministério aguarda, agora, apenas a inspeção da Marinha do Brasil para dar a autorização de funcionamento.

Com 45 mil habitantes, a cidade de Borba se conecta com vários municípios próximos, como Nova Olinda do Norte, Humaitá, Manicoré, Altas e Novo Oroponã. “As vias de transporte para a população de Borba são os rios. E a principal estrada é o Rio Madeira. Com a IP4, a comunidade, que depende do transporte fluvial na região, vai poder contar com um serviço que oferece praticidade, comodidade e segurança”, avalia o ministro.

ESTRUTURA – A obra conta com duas pontes metálicas móveis de 45 metros, cada, para acesso ao cais flutuante, com duas passarelas laterais de pedestres. O cais flutuante tem 62 metros de comprimento e 16 de largura, enquanto que o flutuante intermediário mede 19 metros de comprimento e 8 metros de largura para suporte das pontes em berço metálico fixo. A IP4 também conta com um terminal de 261 metros quadrados para embarque e desembarque de passageiros.

IP4 – As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) são pequenos portos instalados em municípios do Norte do Brasil, onde há necessidade do transporte fluvial, feitos para facilitar a movimentação de passageiros e cargas em locais onde esse tipo de acessibilidade ainda é escasso. Atualmente, existem 49 instalações portuárias em funcionamento, distribuídas em municípios do Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

registrado em:
Assunto(s): IP4 AMAZONAS
Fim do conteúdo da página