Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inauguração das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e da pista do Aeroporto de Rio Branco

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 18h38 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 18h38

É com grande satisfação que venho ao Acre, agora como Ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, para celebrar com vocês a concretização desse grande
empreendimento, que contribui para o desenvolvimento do Estado. Em menos de 2 anos, com muito diálogo e coragem, o Governo Federal reverteu a maior crise econômica e fiscal da nossa história recente. Graças a esse esforço, e à gestão eficiente do então Ministro Maurício Quintella, asseguro que demos um salto de qualidade no setor de transportes.

Esse ato de hoje, é um resultado do Programa Agora é Avançar, lançado em 2017 pelo Presidente Temer, com foco na entrega de obras que estavam paralisadas e não concluídas no país inteiro. Também gostaria de fazer um reconhecimento especial ao trabalho da Bancada do Acre, que tanto nos cobra e reivindica, é atuante, e está sempre presente em defesa das questões do estado. Graças a essa Bancada, conseguimos assegurar o orçamento para concluir essa obra.

Também aproveito a oportunidade para parabenizar a Infraero, na pessoa do seu Presidente em exercício, João Márcio Jordão, pela beleza e pela competência desse empreendimento. Esse Aeroporto ficou belíssimo e não deixa nada a desejar em relação aos Aeroportos de outras capitais.

OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE RIO BRANCO

Essa obra era o sonho de pelo menos uma década que agora concretizamos. À medida que o desenvolvimento do Estado foi acontecendo, o Aeroporto Plácido Castro foi ficando pequeno, com uma pista cheia de ondulações e rachaduras e um terminal acanhado. Assim, as aeronaves de grande porte se afastaram, o que foi prejudicial. Com tudo isso, o Aeroporto teve sua capacidade operacional ampliada de 1,3 para 2,4 milhões de passageiros por ano, beneficiando 500 mil pessoas em toda a região. Agora, o povo acreano e os turistas que aqui chegam, passam a contar com um aeroporto moderno e que está plenamente capacitado para começar a receber voos internacionais.

Não tenho dúvidas de que, agora que superamos a recessão, e com os investimentos que estamos entregando, o Aeroporto de Rio Branco retomará a rota do
crescimento, alinhado com o que já está acontecendo no nosso país. 

INVESTIMENTOS NO ACRE

  • Restauração da BR‐364 e BR‐317: Estamos avançando também na restauração e manutenção das rodovias do estado, as rodovias BR‐364 e a BR‐317. Investiremos só em 2018 cerca de R$ 235 milhões previstos no orçamento federal, o que permitirá uma significativa melhoria nas condições de circulação de pessoas, bens e mercadorias, impulsionando assim o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda a população.
  • Construção da Ponte do Abunã: a obra da Ponte do Abunã, localizada em Rondônia, é fundamental para integrar o Acre e está a pleno vapor. Um investimento de R$ 150 milhões que nós retomamos e agora já está com 75% de execução. Nossa expectativa é concluir toda estrutura ainda esse ano.

CONCLUSÃO

Por fim, quero registrar e aproveitar para agradecer o apoio que temos do Governo do Estado e dessa Bancada tão aguerrida, que não mede esforços para trazer mais recursos para o Estado. E vamos seguir em frente. Os resultados de nossas ações já estão acontecendo. Sabemos que o recurso é escasso, mas com responsabilidade e a união de esforços, as entregas começam a aparecer, as obras já têm um horizonte de conclusão e os investimentos estão sendo retomados.

E é isso que queremos: parcerias efetivas que cooperem com o progresso do país, pois cada obra finalizada abre o caminho para o desenvolvimento socioeconômico e representa mais um passo em direção ao progresso.

Contamos sempre com vocês.  

Muito Obrigado!

Discurso do Ministro Valter Cassimiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página