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RODOVIAS

BR-040/DF/GO/MG registra mais de 70 mil atendimentos em 120 dias de operação

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2015, 17h32
  • Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2015, 17h32

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) prestado na BR-040/DF/GO/MG, trecho administrado pela concessionária Via 040, alcançou a marca de 70.059 atendimentos em 120 dias de operação. Somente pelo telefone gratuito 0800-040-0040, foram registradas, em média, 550 chamadas por dia.

Previsto no contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o SAU dispõe, desde 22/10/2014, de socorro médico, mecânico e 21 postos de atendimento distribuídos ao longo da rodovia, dentre outros apoios.

Atendimento – Além da ligação telefônica gratuita pelo 0800 040 0040, o usuário tem à disposição canais de relacionamento como o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que, desde o início da operação, recebeu 229 mensagens. Também são recebidas demandas por meio da Ouvidoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), site (www.via040.invepar.com.br) e dos Livros de Registro disponíveis nos 21 postos de atendimento ao usuário.

Esses postos funcionam como pontos de apoio a motoristas e passageiros. Ao longo da rodovia, foram implantadas 21 unidades, que contam com meio de comunicação direto e gratuito com a concessionária, além de estacionamento, banheiros, fraldários, água, área de descanso e telefones públicos.

Socorro Médico – Desde o início da operação, 6.412 deslocamentos para atendimento médico foram realizados pela frota de 29 ambulâncias, sendo 1.995 do tipo resgate e 603 do tipo UTI móvel. Para os chamados de socorro médico, duas ou mais ambulâncias podem ser empenhadas no atendimento.

Socorro Mecânico – Em 120 dias de operação, o socorro mecânico foi empenhado 22.426 vezes. Em algumas ocorrências são necessários mais de um tipo de guincho. A alocação do equipamento pode ser demandada em outras situações, como no apoio ao atendimento, auxiliando a sinalização do trecho atendido. O socorro mecânico conta com 35 guinchos, entre leves e pesados.

Inspeção rodoviária – Os usuários da BR-040 contam com 23 veículos para monitoramento da rodovia, que circulam continuamente ao longo de todo o trecho concedido. Além dessas viaturas dedicadas, toda a frota operacional assume a função de inspecionar a rodovia. Todos os meses, cada um dos 195 veículos percorrem, em média, 40 mil quilômetros na rodovia. Essas equipes estão aptas a prestar auxílio e acompanhar situações que necessitem de atenção especial, como panes em veículos, animais na pista, incêndios, dentre outras ocorrências.

Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.

Com 936,8 quilômetros de extensão, a BR-040/DF/GO/MG foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 22 de abril de 2014, pelo período de 30 anos. A licitação fez parte da 3ª etapa do programa de concessões rodoviárias.

O trecho faz a ligação entre três das principais capitais do país: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), além de ser ligação para São Paulo, já que engloba o Anel Rodoviário da capital mineira, uma das rotas para o estado paulista.


BR-040/DF/GO/MG em números

42.220 chamadas registradas no telefone gratuito 0800-040-0040.

12.760 atendimentos de socorro mecânico.

10.838 remoções de veículos.

3.814 deslocamentos de ambulâncias para atendimentos médicos.

348 ações com animais, entre recolhimentos e afugentamentos.

79 ações de combate a incêndio.

Telefone de emergência: 0800-040-0040


Fonte: ANTT, com informações da concessionária Via 040.

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