Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
AVIAÇÃO CIVIL

Fluxo de passageiros nos aeroportos aumenta no feriado

  • Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 14h58
  • Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 17h11

Para garantir fluidez no período, terminais reforçam equipes nas atividades operacionais e de manutenção preventiva

O feriado da Independência, celebrado no dia 7 de setembro, deve aumentar o fluxo de passageiros nos aeroportos do país. Nos 56 terminais administrados pela Infraero, a expectativa é de alta de 4,8% no movimento, nos dias 6 a 11 de setembro. Para o período, são esperados nos aeroportos da rede mais de 2 milhões de passageiros e uma circulação de 17.480 voos, entre operações de embarques e desembarques. No mesmo período do ano passado, os terminais operados pela estatal registraram 1,91 milhão de usuários.

Segundo a Infraero, os dias de maior fluxo deverão ser hoje (6) e segunda-feira, pós-feriado (11). Para garantir a fluidez nos terminais durante o período, a Infraero vai reforçar as operações em toda a rede, intensificando os trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho e realização de manutenções preventivas nas esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.

Embora a expectativa da Infraero seja de alta de quase 5% para os aeroportos da rede, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) estima uma queda de 1,54% na movimentação em relação ao feriado do ano passado, se incluídos nas estimativas todos os terminais do país – os 56 da Infraero mais os dez concedidos (considerado São Gonçalo do Amarante (RN). O movimento aumenta em relação aos dias normais, mas cai se comparado ao mesmo feriado em 2016.

CONCEDIDOS – De acordo com a Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, 270 mil passageiros, entre embarques, desembarques e conexões, devem passar pelo terminal de 6 a 11 de setembro. Para atender a demanda, estão previstos 30 voos extras, além de 1.975 pousos e decolagens. Este é o primeiro recesso do 2º semestre do ano, e a expectativa é de aumento de 6% na movimentação em comparação com o último feriado (Corpus Christi no dia 15 de junho).

Já a expectativa do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), é de pelo menos 30 mil passageiros apenas na quarta-feira (6), dia que deve registrar o maior movimento. O fluxo médio diário geralmente fica em torno de 25 mil pessoas em dias normais. Na segunda-feira (11), aproximadamente 28 mil passageiros devem passar pelo terminal.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, BH Airport, estima que o movimento do terminal no período seja de 149,5 mil passageiros. A concessionária também prevê que os dias de maior movimento sejam nesta quarta (6) e na segunda-feira (11), quando é esperado um aumento de 10% no número de passageiros em comparação com a média diária registrada no aeroporto.

No RIOgaleão, a movimentação deverá ser de mais de 280 mil pessoas chegando e partindo no Aeroporto Internacional Tom Jobim neste feriado. Neste período, a maior oferta de assentos em voos internacionais se concentra nos destinos Buenos Aires, Santiago e Miami, enquanto que nos domésticos são para as cidades de São Paulo, Recife e Salvador. Em comparação com o último feriado prolongado, de Corpus Christi (15 de junho), a expectativa de movimentação é cerca de 9% superior.

GUIA DO PASSAGEIRO – Para não ter problemas e garantir uma viagem tranquila, é importante que o viajante se atente para alguns cuidados, como chegar com 1h30 de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais. É importante lembrar também que bagagens fora do padrão e com mais de 10 quilos deverão ser despachadas. Vale dizer ainda que os passageiros passarão por inspeção de raio-X ao embarcar, e que alguns poderão ser selecionados para revistas aleatórias, conforme prevê a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Todas as informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser encontradas no Guia do Passageiro, nas versões impressa e virtual. O material traz ainda explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como, por exemplo, peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser obtido tanto nos balcões de informações dos aeroportos quanto ser acessado clicando aqui.

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Telefone: (61) 2029-7038/7039
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página