Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
POSSE

Valter Casimiro toma posse como ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil

  • Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h58
  • Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h33

Novo ministro deixa comando do DNIT para assumir o lugar do deputado federal Maurício Quintella Lessa, que deixou o cargo na sexta-feira, 30/3

Valter Casimiro Silveira tomou posse, nesta segunda-feira, 2/4, como ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil em ato cerimonial com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Valter deixa o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e assume a pasta em substituição a Mauricio Quintella Lessa, que pediu a exoneração da pasta na sexta-feira. 30/3.

Casimiro assume o desafio de finalizar obras estruturantes e seguir desenvolvendo e modernizando a infraestrutura de transportes do Brasil, como pontuou o presidente Michel Temer durante a cerimônia de posse:

“Maurício Quintella se mostrou um grande realizador. Em sua gestão, o governo uniu esforços com a iniciativa privada para modernizar e ampliar a infraestrutura de transportes do país. Valter Casimiro terá uma base sólida para continuar levando adiante esse processo de modernização da infraestrutura de transportes do país”.

O secretário Herbert Drummond também assume novo posto no Ministério dos Transportes. Até então responsável pela Secretaria de Política e Integração, Drummond assume a vaga de Secretário Executivo da pasta em substituição a Fernando Fortes.

Na cerimônia desta segunda-feira no Planalto também foram empossados Gilberto Occhi como novo ministro da Saúde no lugar de Ricardo Barros, e Nelson Antônio de Souza como novo presidente da Caixa Econômica Federal.


PERFIL – Valter Casimiro Silveira nasceu em 29 de janeiro de 1973. O novo ministro é servidor de carreira do DNIT desde 2006, onde já atuou como coordenador de Obras Hidroviárias, coordenador-geral de Portos Marítimos e diretor de Infraestrutura Aquaviária.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), possui MBA em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e acumula cursos de gestão, como Planejamento na Administração Pública, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Normas de Licitação, Gerenciamento Financeiro e Desembolsos e Auditoria do Banco Mundial; Metodologia de preparação de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Contabilidade Pública; e Execução Orçamentária e Financeira.

Exerceu sucessivamente os cargos de supervisor da Diretoria de Administração Financeira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); coordenador administrativo e financeiro da Coordenação de Projetos do Ministério da Previdência Social; coordenador de Obras Hidroviárias Diretas e Delegadas do DNIT; e Coordenador-Geral de Portos Marítimos do DNIT. Foi nomeado Diretor Geral do DNIT em setembro de 2015 e toma posse, em abril de 2018, como Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Fotos: Edsom Leite
Clique aqui para mais fotos

Assessoria de Comunicação 
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página