Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Identificação de Viajantes

Ministro participa de evento da Organização da Aviação Civil Internacional no Itamaraty

  • Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h09
  • Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 13h29

Seminário regional da ICAO será realizado entre os dias 5 e 7 de junho em Brasília (DF). Evento tem representantes de 37 países

Evento ICAO Ministro Alberto RuyA Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization - ICAO), com apoio do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, promove em Brasília (DF), entre os dias 5 e 7 de junho de 2018, o Seminário Regional do Programa de Identificação de Viajantes (Traveller Identification Programme - TRIP). A abertura do evento foi realizada no Palácio do Itamaraty e contou com a presença do ministro dos Transportes, Valter Casimiro.

Confira a programação aqui.

Veja aqui a íntegra do discurso do ministro

Segundo Casimiro, a estratégia TRIP da ICAO, com foco na segurança do passageiro, contribui para o governo brasileiro enfrentar os movimentos terroristas internacionais, a criminalidade entre fronteiras, ampliar a segurança nacional, bem como a proteção da sociedade e da aviação internacional.

“Para o crescimento sustentável da aviação brasileira é preciso estar alinhado com as diretrizes da ICAO, que tem alcance global. E com esse seminário, esperamos trocar experiências para que possamos aperfeiçoar o nosso marco regulatório, conhecer as inovações tecnológicas e levar soluções que contribuam para o desenvolvimento do setor aéreo.”, pontuou o ministro.

O Seminário tem 235 inscritos, sendo mais de 130 estrangeiros de 37 países. Nos três dias de evento serão abordados os cinco elementos da Estratégia do Programa de Identificação de Viajantes (ICAO TRIP), incluindo: padrões de documento de viagem legível por máquina (MRTD); especificações e melhores práticas; emissão segura de documentos de viagem; evidência robusta de processos de identidade; e tecnologias de compartilhamento de informações altamente relevantes para a execução das Resoluções 2178 (2014), 2309 (2016), 2368 e 2396 (2017) do Conselho de Segurança das Nações Unidas no combate a terroristas estrangeiros, com especial foco na gestão efetiva do controle das fronteiras. alcance global. E com esse seminário, esperamos trocar experiências para que possamos aperfeiçoar o nosso marco regulatório, conhecer as inovações tecnológicas e levar soluções que contribuam para o desenvolvimento do setor aéreo.”, pontuou o ministro.

Destinado a emissores de passaportes, autoridades de segurança da aviação, registros civis, imigração, controle de fronteiras e autoridades policiais, bem como companhias aéreas e autoridades aeroportuárias, o evento oferece oportunidade única para troca de informações e aprimoramento de experiências.
Dentre os palestrantes e facilitadores, encontram-se grandes especialistas no campo, formuladores de políticas e gerentes seniores, profissionais e pesquisadores, e representantes de grupos de trabalho relevantes da ICAO, ISO e outras organizações internacionais.

Para mais informações, acesse a página do Seminário Regional do Programa de Identificação de Viajantes no Portal da Organização da Aviação Civil Internacional.

Foto: MTPA/Alberto Ruy

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

 

Fim do conteúdo da página