Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
AVIAÇÃO CIVIL

Ministério da Infraestrutura inaugura obras de reforma do Aeroporto de Uberaba

  • Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 19h02
  • Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 16h58

Durante a agenda, o ministro-substituto, Marcelo Sampaio, também visitou o terminal integrador de transporte e armazenamento de cargas da cidade

Uberaba foto 2

 

O ministro-substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, inauguraram, nesta sexta-feira (03), as obras de reforma da pista de pousos e decolagens e a revitalização do pátio de aeronaves do Aeroporto Mario de Almeida Franco, de Uberaba (MG). Ao todo, foram investidos R$ 9 milhões.

De acordo com Sampaio, o triângulo mineiro é extremamente importante para a logística do Brasil. “O governo do presidente Jair Bolsonaro tem investindo muito na aviação regional. E essa é uma obra que traz mais segurança para os passageiros e que abre uma oportunidade para a região de atrair novos voos. Nossa expectativa é que Uberaba se torne também um polo atrativo, são quase 400 mil pessoas circulando pela região, e com potencial de crescimento”, afirmou.

Na pista, o pavimento terá vida útil superior a 20 anos e passará a contar com melhorias na drenagem, além de níveis de atrito superiores aos atuais. Foram aproximadamente 13 meses de obras, que começaram em setembro de 2018. Entre as intervenções, estão a retirada do asfalto antigo, implantação do novo pavimento e demolição e reconstrução das placas de concreto de duas cabeceiras.

“Estamos construindo um país forte com a população. Cada um de nós faz parte desse processo de mudança e acreditamos que a região de Minas é uma força motriz para o país que nós queremos”, completou o ministro-substituto.

Já no pátio de aeronaves, as placas de concreto foram revitalizadas, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil. Os trabalhos, iniciados em outubro de 2019 e finalizados um mês antes do previsto, terão impacto na garantia da segurança das operações do aeroporto.

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS – Localizado na região do triângulo mineiro, o Aeroporto de Uberaba tem capacidade para receber 1,3 milhão de passageiros por ano e conta com uma pista de 1.759x45 metros. O pátio possui cinco posições para aeronaves comerciais regulares, além de área para aviação geral. Até novembro de 2019, o terminal recebeu 79,7 mil passageiros. O terminal conta com operações da Azul, que liga Uberaba ao aeroporto de Confins (MG), e da Passaredo, que faz a ligação com Congonhas (SP).

Uberaba foto 3

 

TERMINAL INTEGRADOR – O ministro-substituto também visitou o Terminal Integrador de Uberaba, administrado pela VLI e parte fundamental do Corredor Centro-Sudeste, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro.

Atualmente, o terminal é responsável pelo transporte e armazenagem de soja, milho e farelo, que são transportados pela Ferrovia Centro-Atlântica, com destino ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). Cerca de 6% do total de exportações brasileiras de grãos passa pelo Terminal Integrador de Uberaba.

Marcelo Sampaio elogiou o terminal e ressaltou o objetivo do Governo Federal de aumentar a participação do modal de transporte ferroviário no país nos próximos anos. “Este terminal é a fotografia do Brasil que dá certo, de um país eficiente. É uma satisfação ver um terminal desse em plena operação, na sua vocação, transportando commodities e levando até o porto. É o modelo de uma logística integrada, que torna o Brasil mais competitivo no mercado internacional”, concluiu.

 

uberaba

 

*Com informações da Infraero.

Fotos: Ricardo Botelho/Aescom MInfra

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Assunto(s): AEROPORTOS , PISTA , POUSO , DECOLAGEM , UBERABA

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página